terça-feira, 27 de julho de 2010

Receita de Bacalhau à Braz


O melhor Bacalhau à Braz do mundo é feito na Marinha de Guerra Portuguesa. Se perguntarem a qualquer antigo filho da Escola (marinheiro) que tal era o Bacalhau à Braz, ele esclarecerá. De notar que o prato é confeccionado para mais de 2.000 homens (caso de grandes Unidades) ou pelo menos para muitos homens (navios), e portanto não é qualquer um que está habilitado para fazer uma tarefa destas e muito menos ter mão para o fazer. Os segredos foram mantidos de geração para geração e foram preservados até aos actuais dias. Não liguem muito, portanto, a outras respeitáveis receitas, que vindas de grandes Chefs de cuisine, não têm nada a ver.

Receita para 4 pessoas : Escolha uma boa posta de bacalhau do alto, 3 cebolas médias, 3 dentes de alho e 4 batatas médias. Agora o primeiro segredo. Não demolhar o bacalhau. Já viu o que era demolhar bacalhau para 2.000 pessoas? Desfie pacientemente o bacalhau em cru, em filamentos finos, e depois de todos juntos passe-os por água fria abundante. Seque bem num pano. Numa frigideira alta aloure em azeite as cebolas depois de cortadas ao meio e em meias rodelas bem finas, conjuntamente com com os dentes de alho cortados muito finos ao alto. Baixe o lume e misture o bacalhau com as cebolas e os alhos, só mesmo para fazer a ligação. Tape com uma tampa de panela a frigideira. As batatas são fritas entretanto à parte, cortadas em palitos muito finas, de preferência a ficarem ligeiramente moles. Escorra-as. O segundo segredo é que não devem ser usadas as chamadas batatas-palha de maneira nenhuma, porque fazem uma ligação muito imperfeita com os ovos. Junte as batatas de forma moderada sem exagerar na quantidade ao preparado da frigideira e em lume brando faça a ligação de bacalhau, cebolas, alhos e batatas. Tape depois com a tampa da panela. Dez minutos antes de servir, lance 5 ovos batidos, quatro com claras e um sem clara, sobre o preparado da frigideira e mexa em lume brando de forma a que o ovo fique molhado. Uma nota, para dizer que na Marinha não se pode partir 2.000 ovos por diversas razões, usam portanto ovo em pó. Antes de concluir, lance um cálice de vinho da Madeira sobre o bacalhau, será o 3º segredo. Polvilhe com salsa picada e decore com azeitonas.

O que é que isto tem a ver com um blogue de desporto? Nada. Absolutamente nada. Mas que é um grande Bacalhau à Braz, lá isso é. E uma pitada de loucura de vez enquando, não faz mal a ninguém.
Nota : A foto é só para enfeitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário